27/09/2017

Gestor de trânsito atende convocação

Trânsito de Várzea Paulista é um dos menos violentos entre cidades de mesmo porte

“Várzea Paulista ficou em penúltimo lugar no número de acidentes de trânsito, entre as cidades paulistas com mais de 100 mil habitantes”. A informação foi compartilhada na noite de terça-feira, 26, pelo gestor de Trânsito do município, Oséas Martins, durante explanação dele na Câmara Municipal. Oséas foi ao plenário da Câmara atendendo convocação feita pelos vereadores uma semana atrás, para falar sobre o trânsito do municípío.

A estatística à qual ele se referiu consta de levantamento feito pelo Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito de São Paulo (Infosiga), com as mortes registradas em 2015 nas 75 cidades paulistas com mais de 100 mil habitantes. Várzea registrou apenas uma morte por acidente de trânsito nos primeiros seis meses de 2015 – o que a colocou em penúltimo lugar no ranking das cidades com trânsito mais violento, com taxa de 1,7 morte por 100 mil habitantes. Botucatu é a cidade com mais mortes no trânsito – com 41 mortes por 100 mil habitantes.

Oséas Martins se referiu aos números do Estado para justificar a necessidade, em alguns casos, da existência de radares. “Não se trata, como se diz muito popularmente, de uma indústria da multa. Se trata, isso sim, de instalar um radar em um trecho perigoso e que vai salvar uma vida, se o motorista estiver dirigindo dentro da velocidade permitida”, argumentou Oséas.

Ele respondeu a diversos questionamentos feitos pelos vereadores. O Professor Juarez (PDT) cobrou ações preventivas e de fiscalização na frente das escolas e citou, especificamente, um acidente que feriu três pessoas, este ano, em frente a Escola Estadual Idoroti de Sousa Alvarez, na rua Iguatem, no América III. “Com apoio da Guarda Municipal, várias ações foram efetuadas, autuações foram feitas contra motoristas e motociclistas e os problemas diminuíram”, assegurou Oséas.

O vereador Giba (PTC) questionou o gestor sobre travessia de pedestres em frente ao Habibs. “Na segunda-feira, 25, começou a operar um semáforo de duas fases naquele local, dando mais tempo e segurança para que o pedestre possa fazer a travessia”, explicou Oséas. O gestor de Trânsito também falou sobre a implantação das faixas vermelhas de travessia em toda a cidade.

Osmar do Mirante (PCdoB) questionou as mudanças de trânsito que estão sendo implantadas no Jardim das Palmeiras. Oséas afirmou que mudanças serão efetuadas nas ruas Guarova, Carnaúba e Macaúba, e disse ainda que os moradores foram ouvidos sobre a questão. “No entanto, é impossível agradar a todos. Neste caso, por exemplo, moradores de 13 casas querem que inverta a mão de direção e seis querem que mantenha como está. E assim é em toda a cidade. Em casos como esse, o que fazemos é planejar e executar aquilo que for melhor para o maior número possível de pessoas”.

Oséas Martins explicou, ainda, que o Plano Plurianual (PPA) apresentado para o período 2018/21 prevê verbas para investimentos em todo o sistema semafórico da cidade.

Ao final da fala, o presidente da Câmara, Silso das Neves (PRB) agradeceu pela presença do gestor de Trânsito e das explicações dadas durante a sessão ordinária.

Publicada por em 27/09/2017