Histórico

Home | Voltar
A região que hoje é a cidade de Várzea Paulista começou a ser povoada no final do século XIX, a data oficial de fundação é 1886. Em 1867, os ingleses construíram a estrada de ferro que liga Santos a Jundiaí. Esta estrada passava por uma várzea campesina, que tinha um saliente acidente geográfico e as águas cristalinas do rio Jundiaí.

Somente dezenove anos depois da inauguração deste trecho ferroviário, o local recebeu seu primeiro morador, Isaac de Souza Galvão. Ele montou uma olaria, pois tinha conhecimento que uma destilaria européia iria se instalar na região para produzir álcool do cultivo da mandioca.
Várzea participou do ciclo do café, mas uma impressionante geada deixou os cafeicultores da região arrasados, em 1878. O fenômeno foi tão dramático que os historiadores apontam o fato como o responsável pelo fim do ciclo do café na região.

Os agricultores aguardavam um novo direcionamento após a crise, quando uma empresa Franco-Italo-Suíça escolhe as vastas áreas margeando os trilhos da “SPR” para plantar mandioca e instalar uma destilaria de álcool. A firma denominada de Societé des Distilheiries Brasiliennes, encontrou terras férteis, mão de obra escrava e a estrada de ferro para escoamento da produção.

Até 1888 a destilaria viveu bons tempos em Várzea, mas com a abolição da escravatura entrou em colapso comprometendo os planos europeus, que decidiram encerrar suas atividades na região.

Os registros históricos esclarecem o pioneirismo da ferrovia na região, com seus trabalhadores deitando dormentes e assentando trilhos, salientando a vinda de escravos africanos nessa época, que trabalhavam nas lavouras de café da região e que certamente vieram para Várzea. Em 1891 foi inaugurada a estação ferroviária, com arquitetura e materiais ingleses.

A edificação da Capela Nossa Senhora da Piedade, em 1900, coincide com a multiplicação das olarias. O desenvolvimento foi satisfatório, devido a grande disponibilidade de barro, utilizado como matéria prima e a expansão da agricultura, em virtude dos imigrantes europeus, principalmente italianos.
Não sabe o significado de alguma palavra? Consulte aqui o glossário da Câmara.

Aspectos Gerais Contas Públicas Galeria de Fotos Licitações Mesa Diretora Telefone Úteis
Comissões Permanentes Downloads Galeria de Presidentes Links Notícias da Câmara Vereadores
Conheça a Câmara Eventos Legislaturas Localização Página Inicial

Av. Fernão Dias Paes Leme, nº 284 - Centro - Várzea Paulista-SP - Centro  Várzea Paulista - SP  CEP: 13220-001
Clique para acessar o mapa
Fone: (11) 4596-9700 Fax: (11) 4596-9701
E-mail: contato@camaravarzea.sp.gov.br

Horário de Funcionamento: 9:00 às 17:00 hs.

Copyright® 2017 - Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por SINO Informática