Câmara de Várzea Paulista apresenta solução para rodízio de água e cobra SABESP

Após anúncio de rodízio, vereadores reagem com apelo ao Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo para soluções efetivas diante da crise hídrica
Visualize fotos

A Câmara Municipal de Várzea Paulista (CMVP), aprovou na manhã desta terça-feira (14), Moção de Apelo direcionada ao Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Marcos Penido. O documento tem como objetivo solicitar a implantação de um sistema de adução de água bruta, por meio da Adutora Paiva Castro.

A Moção de Apelo de autoria do vereador Chico Spinucci e colegiado formado pelos vereadores, Mauro Aparecido(PRB), presidente da Casa, Adrianin do Varejão (PSB), Elton Vargas (Podemos), Giba Moraes (MDB), Chico Spinucci (PSDB), Robertinho (PSB), Eliseu Notario Alves (PV), Marcio Nunes (PSB), Emerson Afonso (PSDB), Alex Godoi (PSB), Hulck (PRB) e Valdecir Popular (PV), foi formulada como providência e resposta urgente ao anúncio da SABESP, da necessidade de adotar o rodízio de água no município de Várzea Paulista.

Além dessa medida de contenção, a resposta da Câmara é uma manifestação de preocupação mediante à previsão de estiagens que ocasionam grandes transtornos à população. A cidade de Várzea Paulista possui cerca de 120 mil habitantes que ocupam um território com recursos hídricos limitados.

A ausência de uma represa própria, faz com que os moradores dependam apenas de uma fonte de abastecimento, proveniente do rio Jundiaí, e dependendo de um eventual baixa do nível hídrico, os moradores teriam problemas de falta de água.

Com a ausência de informações sobre iniciativas preventivas da SABESP para evitar os transtornos do atual rodízio, além da crise hídrica prevista nos próximos anos, os parlamentares aprovaram essa Moção de Apelo e defenderam durante a sessão a adoção de medidas que tenham efeito a curto e longo prazo. “Não podemos ficar a mercê de rodízio e a espera de chuva, precisamos pensar ações a médio e longo prazo para que amanhã possamos discutir  problemas futuros e não do passado. precisamos pressionar na esfera estadual , federal para obtenção de recursos”, declarou o vereador Chico Spinucci.

O presidente da Câmara, Mauro Aparecido reiterou a importância dessa manifestação e cobrou uma resposta da Companhia de Abastecimento e saneamento Básico de São Paulo. "Com a independência e a chegada da SABESP houveram melhorias, porém ao longo do tempo  a Companhia não adotou medidas preventivas. Atualmente precisamos adotar medidas não apenas de urgência, mas que gerem melhorias a longo prazo, a questão ambiental , o reflorestamento que já foi maior no município é um ponto importante para preservação de recursos”, ressaltou Aparecido.

Indignação unânime

O vereador Notario Alves também se manifestou durante a sessão e afirmou que a empresa atua há 24 anos e até o momento não há represa. “Não podemos mais esperar, a população não pode ficar sem água”, disse Alves.

Giba Moraes lembrou que, desde 2017 ao lado de seus pares, vem levantando de forma pontual a preocupação com meio ambiente e abastecimento de água e tratamento de esgoto. "É chegada a hora de serem adotadas providências de fato, já estamos vivendo um colapso hídrico e adoção de medidas paliativas apenas não são suficientes”, declarou Moraes.

O vereador Adrianin do Varejão demonstrou indignação ao falar sobre a presença de barro na água e declarou também seu apoio aos vereadores e à população na questão da crise hídrica, agravada pelo rodízio.

O vereador Emerson Afonso criticou a ausência de ações efetivas, por parte da SABESP, para evitar o atual quadro. “ Ao levantarmos a questão do rodízio há tempos atrás, fomos informados que não aconteceria, hoje estamos diante do rodízio”.

O presidente da Câmara concluiu as manifestações destacando a colaboração do município de Jundiaí com o fornecimento de 600 litros de água por minuto – segundo informações repassadas pelo prefeito Rodolfo Wilson Braga -, para minimizar os efeitos do rodízio.

Lembrou ainda, a antiga preocupação da cidade vizinha sobre abastecimento para Várzea Paulista e a implantação de uma represa há anos, período em que Várzea Paulista ainda era um bairro de Jundiaí. Além de Várzea Paulista, a cidade de Campo Limpo Paulista também foi informada sobre a breve adoção de rodízio de água.

Publicado em: 15 de dezembro de 2021

Publicado por: Assessoria de Imprensa - CMVP

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara