Notícias

Câmara aprova projetos que instituem adicional por nível universitário a servidores

Visualize fotos

Câmara aprova projetos que instituem adicional por nível universitário a servidores

A Câmara Municipal aprovou dois projetos de lei complementar, ambos de autoria do Executivo, que instituem duas faixas de adicional por nível universitário aos servidores públicos da Prefeitura, de 10% e 20%. Os projetos (números 02/2018 e 03/2018) foram aprovados na noite desta quarta-feira, depois que foi retomada a 18a sessão extraordinária, que fora suspensa um dia antes.

O projeto de lei complementar 002/2018 alterou a Lei Complementar 181/2007, que passou a vigorar com as seguintes alterações: “Art. 122A – Ao servidor público municipal titular do cargo efetivo, portador de títulos de graduação em curso superior, que se relacionem com a natureza e as atribuições do cargo que exerça, será concedido adicional de nível universitário no valor de 20% do valor do vencimento-base do cargo efetivo de que é titular, exceto nos casos em que se exija como registro para investidura curso de nível superior.”

Também recebeu nova redação o parágrafo 1o do Art. 122A - “No caso em que a graduação em curso superior não se relacionar com a natureza e as atribuções do cargo, o adicional de nível universitário será concedido no valor de 10% do valor do vencimento-base do cargo efetivo de que é titular.”

Já o projeto de lei complementar 003/2018 alterou dispositivos da Lei Complementar 181/2007 e da Lei Complementar 182/2007, ou seja, realocou as especialidades de cada um dos respectivos cargos e atribuições conforme o Anexo publicado.

Os dois projetos de lei se fizeram necessários em razão de sentença expedida pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que julgou inconstitucional o adicional de nível universitário. Ambos os projetos de lei complementar foram aprovados com 10 votos favoráveis – embora alguns vereadores destacassem que foram enviados à Casa “em cima da hora.

Além disso, os parlamentares municipais também criticaram a mudança no texto da lei que, segundo eles, estava em desacordo com o texto do anteprojeto. Neste, o Art. 16 fazia referência à nomeação de uma Comissão de funcionários públicos para discutir a questão do adicional por nível universitário – texto que foi suprimido no projeto de lei protocolado e, afinal, votado na noite de quarta-feira, 25.

O plenário da Câmara, assim como já havia acontecido na noite anterior, tornou a receber dezenas de servidores públicos municipais para acompanhar os trabalhos. O grupo queria, também, que os projetos de lei fossem rejeitados pelos vereadores, enquanto o funcionalismo negociaria com os gestores a situação em cada departamento.

Por sua vez, a Prefeitura distribuiu panfletos em que explicava a situação e trazia exemplos de salários a partir da aprovação dos projetos de lei enviados. No mesmo panfleto, o texto garantia “que todas as formas de progressões na carreira estão mantidas.”

O presidente da Câmara, Silso das Neves (PRB), ao lado dos demais colegas, se colocou junto com todos os vereadores à disposição do funcionalismo para seguir acompanhando o caso e dialogando com os gestores públicos municipais se e quando for o caso.

CMVP

 




Publicado em: 24 de abril de 2018

Publicado por: Câmara

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara




Fique por dentro

Outras Notícias

Eleição do próximo domingo foi um dos temas debatidos durante a 73.ª sessão

03 de outubro de 2018

Na terça-feira, 2, durante a 73.ª reunião ordinária, os vereadores apresentaram 25 indicações ao Executivo, quatro Projetos de Lei e uma moção de aplausos à comissão organizadora da 3.ª Romaria Fem...

Leia Mais

Moção de Aplausos à Sra. Ana Clara de Azevedo Livorati

26 de setembro de 2018

A Câmara dos Vereadores de Várzea Paulista, realizou a sua 72° Sessão Ordinária, na última terça-feira (25). O Vereador Weslen Campos (PODEMOS) apresentou um Projeto de Lei que deseja incluir, no...

Leia Mais

vereadores pedem para que a população possa refletir melhor nas propostas de cada candidato para um voto consciente

21 de setembro de 2018

Dentre os trabalhos que seguiram a pauta pelos vereadores na sessão desta terça feira, 18 de Setembro, foram apresentadas ao Executivo 29 indicações de melhorias em diversos bairros. O presidente v...

Leia Mais

Câmara realiza Sessão Solene para entrega de Títulos de Cidadão

17 de setembro de 2018

A Câmara Municipal de Várzea Paulista promoveu, na noite da sexta-feira, 14, a Sessão Solene para a outorga de Título de Cidadão Varzino aos homenageados José Antônio da Silva, José Galdino dos San...

Leia Mais

Vereadores apresentaram 21 indicações EXECUTIVAS

12 de setembro de 2018

Vereador Weslen  apresenta moção de repúdio ao atentado contra o candidato a presidência Jair Bolsonaro, com apoio dos vereadores presente que evidenciam seu repúdio a qualquer tipo de violência....

Leia Mais

Câmara dos Vereadores realizará Sessão Solene

11 de setembro de 2018

Na próxima sexta (14), na Câmara dos vereadores de Várzea Paulista, será realizada  a sessão solene às 19h, no plenário da casa de leis. O objetivo da sessão será devido a entrega do título de Cida...

Leia Mais