Notícias
Várzea Paulista entra na Fase Verde do Plano São Paulo e atividades entram no “novo normal”
Município que pertence ao DRS de Sorocaba e ao DRS de Campinas estava na fase amarela do plano de flexibilização da economia desde 7 de agosto.
Após dois meses na fase amarela, o governador de São Paulo, João Doria, anunciou nesta sexta-feira (9) o avanço de Várzea Paulista e toda região de Campinas da fase amarela para a fase verde do Plano SP. Nesta etapa, aumentarão de 40% para 60% as taxas de limite de ocupação em salões de beleza, shoppings e restaurantes. A reclassificação começou a valer neste sábado (10).
Os horários de funcionamento também serão estendidos de 8 para 12 horas. Além disso, são autorizados eventos culturais com público em pé, mas “não podem ocorrer grandes shows”, de acordo com o governo.
Eventos como palestras, convenções e feiras com até 600 pessoas estão liberados, porém, as festas ainda estão proibidas. Ainda assim, as prefeituras das cidades têm a responsabilidade de determinar o que funciona ou não neste período.
A flexibilização das cidades ocorreu apenas depois de uma mudança nos critérios do Plano SP, que foi alterado nesta sexta-feira (9). Antes, por exemplo, a análise de mortes, casos e internações eram contabilizadas de 7 em 7 dias. Agora, esses números são analisados a cada 28 dias, comparados aos 28 dias anteriores.
De acordo com o Centro de Contingência contra o Coronavírus, a análise semanal trazia instabilidade para a contagem. “Principalmente considerando a disparidade entre a data do evento e da notificação e, assim, a partir de agora tanto no numerador quanto no denominador nós vamos ter, no numerador os 28 dias atuais e no denominador os 28 dias imediatamente anteriores para determinar a evolução da doença.”
Cuidados devem continuar
Vale ressaltar que mesmo em uma fase mais flexível o Ministério da Saúde ainda recomenda o uso de álcool em gel 70%; a higienização frequente das mãos com água e sabão; a limpeza e higienização de ambientes; manter distanciamento de 1,5m de todos a todo momento, evitando toques físicos e a superlotação; a medição de temperatura na entrada dos estabelecimentos e o uso obrigatório de máscaras ao sair de casa.
Atividades Permitidas na Fase Verde
-
Shopping Center, Galerias e Estabelecimentos Congêneres: Ocupação máxima limitada a 60% da capacidade do local; e adoção dos protocolos geral e setorial específico.
-
Comércio: Ocupação máxima limitada a 60% da capacidade do local; e adoção dos protocolos geral e setorial específico.
-
Serviços: Ocupação máxima limitada a 60% da capacidade do local; e adoção dos protocolos geral e setorial específico.
-
Consumo Local (Bares, Restaurantes e Similares): Ocupação máxima limitada a 60% da capacidade do local; consumo local até as 22h (se a região estiver a ao menos 14 dias seguidos na fase verde); e adoção dos protocolos geral e setorial específico.
-
Salões de Beleza e Barbearias: Ocupação máxima limitada a 60% da capacidade do local; e adoção dos protocolos geral e setorial específico.
-
Academias de Esportes de todas as modalidades e Centros de Ginástica: Ocupação máxima limitada a 60% da capacidade do local; e adoção dos protocolos geral e setorial específico.
-
Eventos, Convenções e Atividades Culturais: Classificação após a região ficar ao menos 28 dias consecutivos na fase verde; ocupação máxima limitada a 60% da capacidade do local; obrigação de controle de acesso e hora marcada; venda de ingressos de eventos culturais em bilheterias físicas, desde que respeitados protocolos sanitários e de distanciamento; filas e espaços demarcados, respeitando distanciamento mínimo; e adoção dos protocolos geral e setorial específico.
-
Demais atividades que geram aglomeração: Não permitido.
Foto/Reprodução: Mapa Atualizado do Plano de Flexibilização em São Paulo
Publicado em: 14 de outubro de 2020
Publicado por: Assessoria de Imprensa - CMVP
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Fique por dentro
Outras Notícias
Novembro Azul será celebrado em sessão solene
21 de novembro de 2024
A Câmara Municipal convida a população em geral e todos os homens a participarem do Novembro Azul, que será realizado no plenário da Casa de Leis, no dia 29 de Novembro, às 14h. Valdecir da Costa,...
Vereadores realizam 158ª Sessão Ordinária
19 de novembro de 2024
Nesta terça-feira (19/11), os vereadores da Câmara Municipal de Várzea Paulista se reuniram para a 158ª Sessão Ordinária. A reunião plenária iniciou a Ordem do Dia com o Requerimento Legislativo n°...
Sessão Ordinária conta com aprovação de Projeto
12 de novembro de 2024
Os vereadores da Câmara Municipal de Várzea Paulista realizaram a 157ª Sessão Ordinária, que ocorreu nesta terça-feira (12/11). Os parlamentares apresentaram o Projeto de Lei Complementar nº 11/202...
156ª Sessão Ordinária é realizada pelos parlamentares
05 de novembro de 2024
Nesta terça-feira (05/11), a Câmara Municipal de Várzea Paulista realizou a 156º Sessão Ordinária, que ocorreu no plenário da Casa de Leis. Os parlamentares iniciaram com a leitura das Correspondên...
Sessão Ordinária conta com aprovação de Projeto de Lei
29 de outubro de 2024
Os vereadores da Câmara Municipal de Várzea Paulista se reuniram para a 155ª Sessão Ordinária, que ocorreu no plenário da Casa de Leis. A reunião plenária iniciou com a leitura do Projeto de Lei Nº...
Feliz Dia do Servidor Público
28 de outubro de 2024
Nesta segunda-feira (28/10), celebra-se o Dia do Servidor Público, uma data que ressalta o papel fundamental desempenhado por aqueles que dedicam suas vidas ao serviço público. O Poder Legislativ...