Notícias
Projeto para taxistas é discutido na Câmara.

Projeto para taxistas é discutido na Câmara.
Nesta manhã de terça-feira (03), o presidente da Câmara Municipal de Várzea Paulista Ivan Sada recebeu em seu gabinete a presença de representantes da prefeitura, Srs. Rubens Aparecido Bittencourt (governo), Wilson Marqueli (representante dos taxistas), representantes da secretaria de trânsito do município e vereador Mauro Aparecido (PV), para discutir a adequação do município à Lei Federal 12.865 de outubro de 2013 que adequa as normas de outorga para pontos de táxi.
Entenda a Lei.
Os taxistas brasileiros são amparados pela lei 12.468/2011 e, recentemente, a categoria foi beneficiada com uma nova lei (lei 12.865/2013), que trata do direito à herança e à sucessão e protege a família dos taxistas em caso de morte ou acidente ao permitir que o profissional transfira a licença para o herdeiro.
Pela proposta, em caso de morte do permissionário, a autorização poderá ser repassada à cônjuge, filhos ou irmãos. Além disso, os taxistas têm autonomia para outorgar a exploração do táxi a qualquer interessado que “satisfaça requisitos estabelecidos em lei relativos à segurança, higiene e conforto dos veículos e habilitação dos condutores”.
A transferência terá de ser condicionada à "prévia anuência do poder público municipal, e também deve atender a requisitos fixados pela outorga".
Na última Sessão.
O presidente do Legislativo tornou a abordar a questão da necessidade da regularização da profissão durante a sessão realizada na última terça-feira (26), na Câmara Municipal de Várzea Paulista. Segundo Ivan, trata-se de um ‘projetinho’ – que já deveria ter sido feito.
“É um Projeto de Lei que não exige nenhuma sofisticação. É um projetinho, mas estamos há mais de sete meses esperando e ele não chega na Câmara”, criticou. Quatro taxistas acompanhavam a sessão ordinária e lembraram que é preciso muita discussão, ainda, em torno da questão.
Wilson Cruz, Cléberson Strace, Helian Souza e Marcelo Douglas Vieira Santana relataram diversos pontos que precisam ser revistos no projeto de lei que eles receberam: o horário de trabalho não pode ser restrito entre 8h e 18h; deve ser permitida a transferência do ponto; e é necessário a autorização para a contratação de auxiliares.
Segundo os taxistas, a lei municipal é de 1977 e é necessário mudanças urgentes. Mas, do modo como o projeto atual está sendo elaborado, eles têm medo de que a situação permaneça como está. “A lei tem que ser para o taxista e para o cidadão”, diz Wilson. Eles se queixam de que os pontos de táxi estão mal iluminados, sofrem com a insegurança (o próprio Wilson foi assaltado na semana passada, colocado pelos bandidos no porta-malas do carro e liberado depois de algum tempo), reclamam da existência dos clandestinos e ameaçam: se o projeto de lei não for discutido e modificado, a categoria poderá até interditar o tráfego na Avenida Fernão Dias Paes Leme como forma de mostrar a insatisfação.
O presidente.
Para o vereador Ivan Sada, agora é esperar o Executivo elaborar a adequação municipal e enviar ao legislativo para apreciação dos vereadores, pois a parte interessada que são os taxistas foram ouvidos e já se sabe também que trata-se de uma adequação já que a Lei Federal 12865/2013 tratou de incluir importantes mudanças que se fazia necessárias.
Publicado em: 03 de dezembro de 2013
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Fique por dentro
Outras Notícias
Parlamentares realizam Sessão Ordinária
11 de fevereiro de 2025
Nesta terça-feira (11/02), os vereadores da Câmara Municipal de Várzea Paulista se reuniram para a 2ª Sessão Ordinária, realizada no plenário da Casa de Leis. A reunião legislativa iniciou com a le...
Parlamentares estiveram presentes na inauguração da Escola do Futuro
05 de fevereiro de 2025
Os vereadores da Câmara Municipal estiveram presentes na inauguração da tão esperada “Escola do Futuro”, um projeto inovador que promete transformar a educação local. O novo espaço foi idealizado p...
Vereadores realizam primeira Sessão Ordinária de 2025
04 de fevereiro de 2025
Nesta terça-feira (04/02), os vereadores da Casa de Leis se reuniram para a primeira Sessão Ordinária da 15ª Legislatura. Neste ano, 13 parlamentares assumiram os seus cargos, com destaque para a p...
Câmara Municipal realiza Sessão Preparatória
03 de fevereiro de 2025
Nesta segunda-feira, dia 3 de fevereiro, os vereadores da Câmara Municipal de Várzea Paulista se reuniram para a Sessão Preparatória de abertura do Ano Legislativo de 2025. A reunião plenária foi p...
Presidente da Câmara Municipal visita a Unidade Gestora de Saúde do Município
17 de janeiro de 2025
Hoje pela manhã (17/01), o presidente da câmara Dr. Eliseu visitou a Unidade Gestora de Saúde do município. A visita foi marcada por um encontro produtivo com a gestora Maria Aparecida Malta. Dura...
Vereadores tomam posse na Casa de Leis
01 de janeiro de 2025
Tomaram posse na Câmara Municipal de Várzea Paulista, nesta quarta-feira, 1 de janeiro, os 13 vereadores eleitos para a legislatura 2025-2028, bem como o prefeito eleito, Professor Rodolfo Braga, e...