Notícias
Audiência pública discute regularização de imóveis
Após audiência pública, Câmara aguarda Projeto de Lei de regularização de imóveis
Após uma audiência pública que reuniu cerca de 80 pessoas, os vereadores de Várzea Paulista esperam, agora, que o Executivo envie ao Legislativo o Projeto de Lei que permitirá a regularização de imóveis no município. A audiência foi realizada na noite desta quinta-feira (13) e contou, no plenário, com dezenas de moradores em busca de solução para regularizar e documentar os respectivos imóveis. Além deles, estavam presentes, também, representantes de imobiliárias, engenheiros e arquitetos.
A audiência foi presidida pelo vereador Luciano Braz de Marques (PT). Outros vereadores presentes foram o presidente da Casa, Ivan Luis Sada (PPS); Sueli Cardoso Fernandes Ortiz, a Sueli do Yakult (PT); Valdilene Marina de Oliveira Silva (PV); e Claudemir Santos Gonçalves (PRP).
O prefeito Juvenal Rossi (PV) ocupou a mesa, ao lado do secretário municipal de Obras, Josué Vieira Santana. Outros secretários de Várzea Paulista também marcaram presença. Juvenal expôs, ao lado de Josué Santana, a minuta do Projeto de Lei Complementar que estabele as diretrizes para a regularização das construções, reformas e ampliações e parcelamentos de solo consolidados (desdobros e desmembramentos) no território municipal. A íntegra do anteprojeto estará à disposição, nos próximos dias, no site da Prefeitura.
Juvenal foi direto em sua fala. “Sabemos que este é um Projeto há muito aguardado. Estou feliz porque há muita gente aqui, o que comprova a importância desta discussão – e quero que vocês saibam que nosso objetivo é tentar fazer justiça e ajudar a resolver diversos problemas que muitos de vocês estão enfrentando há anos”.
Já o secretário municipal de Obras reforçou uma informação que havia dado meses atrás. Segundo ele, 70% dos imóveis do município carecem de regularização. “Quem lida com a contrução civil, com aluguel, compra e venda, com financiamento de imóveis, sabe o quanto a cidade precisa avançar na questão. Afinal, Várzea cresceu muito nos últimos 35 anos mas, por falta de documentação, as pessoas não têm imóvel para comprar.”
O anteprojeto discutido ontem tenta, nesse sentido, acabar com as distorções – como a que foi apresentada por um homem que se identificou como Pedro. “Sou proprietário de um lote que preciso desmembrar, porque a metade do terreno pertence à minha ex-mulher”, exemplificou.
Muitos dos presentes obtiveram respostas às suas dúvidas. Esse foi o caso, também, de Aparecido Mendes, (empresário no ramo de imoveis). Para ele, o Projeto de Lei, na forma como está proposto, vai acabar com todos – ou, pelo menos, com a grande maioria - dos problemas. “Assim que este Projeto for aprovado, eu conseguirei vender, no dia seguinte, cerca de 20 imóveis de, em média, 100 metros quadrados”, antecipou.
Luciano Marques, que acompanha a questão de perto, informou que a Caixa Econômica Federal tem cerca de 180 pedidos de financiamento parados, à espera de regularização dos imóveis. O vereador calculou o quanto o município está deixando de receber com a arrecadação do ITBI (Imposto sobre transmissão de bens imóveis) que, em Várzea Paulista, é calculado à base de 2,5% sobre o valor do imóvel. “Assim que houver a regularização, o município vai arrecadar, somente de ITBI, cerca de R$ 1,5 milhão”, disse Luciano – estimando um valor médio de R$ 200 mil por imóvel, multiplicados por 300 imóveis em situação irregular.
A audiência pública terminou com uma espécie de pacto firmado entre Câmara e Prefeitura. Todos os presentes concordaram que o governo municipal recebeu o aval popular de que a minuta apresentada contempla as necessidades do município. Assim sendo, segundo Josué Santana, a Prefeitura deverá protocolar o Projeto de Lei na Câmara no menor tempo possível. Os vereadores, por sua vez, se comprometeram a apreciar e votar a matéria assim que ela chegue ao Legislativo.
CMVP
Publicado em: 14 de março de 2014
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Fique por dentro
Outras Notícias
Novembro Azul será celebrado em sessão solene
21 de novembro de 2024
A Câmara Municipal convida a população em geral e todos os homens a participarem do Novembro Azul, que será realizado no plenário da Casa de Leis, no dia 29 de Novembro, às 14h. Valdecir da Costa,...
Vereadores realizam 158ª Sessão Ordinária
19 de novembro de 2024
Nesta terça-feira (19/11), os vereadores da Câmara Municipal de Várzea Paulista se reuniram para a 158ª Sessão Ordinária. A reunião plenária iniciou a Ordem do Dia com o Requerimento Legislativo n°...
Sessão Ordinária conta com aprovação de Projeto
12 de novembro de 2024
Os vereadores da Câmara Municipal de Várzea Paulista realizaram a 157ª Sessão Ordinária, que ocorreu nesta terça-feira (12/11). Os parlamentares apresentaram o Projeto de Lei Complementar nº 11/202...
156ª Sessão Ordinária é realizada pelos parlamentares
05 de novembro de 2024
Nesta terça-feira (05/11), a Câmara Municipal de Várzea Paulista realizou a 156º Sessão Ordinária, que ocorreu no plenário da Casa de Leis. Os parlamentares iniciaram com a leitura das Correspondên...
Sessão Ordinária conta com aprovação de Projeto de Lei
29 de outubro de 2024
Os vereadores da Câmara Municipal de Várzea Paulista se reuniram para a 155ª Sessão Ordinária, que ocorreu no plenário da Casa de Leis. A reunião plenária iniciou com a leitura do Projeto de Lei Nº...
Feliz Dia do Servidor Público
28 de outubro de 2024
Nesta segunda-feira (28/10), celebra-se o Dia do Servidor Público, uma data que ressalta o papel fundamental desempenhado por aqueles que dedicam suas vidas ao serviço público. O Poder Legislativ...