Notícias

Bancada do PT aprova requerimentos

Visualize fotos

Os vereadores da bancada do PT apresentaram três Requerimentos na sessão ordinária de 8/4. O Requerimento de número 24/2014, de autoria de Luciano Marques, Demércio de Almeida, Juarez Gilberto Cardoso e Sueli do Yakult, foi aprovado. O Requerimento pede informações ao Executivo relativas a valores de precatórios da Prefeitura.

O Professor Demércio defendeu a aprovação, argumentando que a cidade herdou dívidas por desapropriações do passado. “São dívidas enormes, ainda não sanadas. Tem pessoas que recebem, ainda, por desapropriações”, disse Demércio – exemplificando com um caso que, disse conhecer, de uma família desapropriada da Vila Real, que recebe indenização mensal da Prefeitura ainda hoje.

Mas quando entrou em discussão o Requerimento 25/2014, houve discussões acaloradas relativas às mudanças do Regimento Interno da Casa. O Requerimento questionava o Executivo sobre a contratação de uma empresa de agenciamento de viagens, como consta em publicação da Imprensa Oficial do município de 17 de fevereiro último. Os vereadores queriam saber a necessidade de uma viagem, realizada por funcionários da Secretaria da Educação, para um congresso em Fortaleza (CE). O Professor Demércio tornou a defender a aprovação, argumentando que as prioridades do município não estão claras. Demércio lembrou que há necessidade de obras em inúmeras escolas (lembrou o Centro Cultural, com problemas no telhado, professores sem condições de lecionar e alunos sem as aulas), enumerou outras escolas precisando de reformas e destacou que a Secretaria de Educação do município alega falta de verba para tais reformas. “Ora, falta dinheiro para obras emergenciais, mas há dinheiro para mandar funcionários a um congresso em Fortaleza?”, questionou.

Silso das Neves (PRB) foi à Tribuna para rebater. “Quero lembrar que o governo anterior foi um dos que mais viajou, o ex-prefeito viajou o mundo inteiro com dinheiro público”, criticou.

Colocado em votação, o Requerimento foi rejeitado por seis votos contrários e apenas três a favor.

O vereador Luciano Marques, então, foi à Tribuna, solicitar um recurso de votação. Para isso, alegou que o Regimento Interno diz que os Requerimentos devem ser subscritos por um terço dos vereadores e, desta forma, serem encaminhados. O Professor Demércio, que exercia a presidência da Câmara até aquele momento, acatou o recurso de Luciano: “Esta presidência declara que o requerimento será encaminhado ao Executivo”, afirmou Demércio.

A atitude causou um princípio de tumulto. O vereador Mauro Aparecido (PV) contestou. “Esse assunto já foi discutido. Está claro que toda matéria que é colocada em discussão deve ser votada em plenário”, disse.

J. Ramiro (PRTB) foi além nas críticas. “Para o senhor, o plenário não é soberano”, disparou, se referindo a Demércio – que pôs fim ao assunto e avançou na pauta.

A sequência previa discussão do Requerimento 26/2014, que questionava a falta de medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde do município. “Esta presidência declara que o Requerimento será encaminhado ao Executivo”, tornou a deliberar o presidente em exercício naquele momento, Professor Demércio, sem colocar o documento em votação.

Mais tarde, já durante a Ordem do Dia, o vereador Silso das Neves (PRB) tornou a abordar o assunto. Silso pediu que o vereador Ivan Sada (PPS), que chegara havia pouco tempo e assumira a presidência da Casa, tornasse nulas as decisões relativas aos Requerimentos, por entender que houvera divergências na interpretação do Regimento Interno.

Todos os vereadores se levantaram para discutir o assunto. Por fim, após cerca de 15 minutos de debates, Ivan Sada declarou que o assunto seria resolvido após deliberação junto à Consultoria Jurídica do Legislativo.

 

CMVP




Publicado em: 09 de abril de 2014

Publicado por: Câmara Municipal

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara




Fique por dentro

Outras Notícias

Parlamentares realizam Sessão Ordinária

11 de fevereiro de 2025

Nesta terça-feira (11/02), os vereadores da Câmara Municipal de Várzea Paulista se reuniram para a 2ª Sessão Ordinária, realizada no plenário da Casa de Leis. A reunião legislativa iniciou com a le...

Leia Mais

Parlamentares estiveram presentes na inauguração da Escola do Futuro

05 de fevereiro de 2025

Os vereadores da Câmara Municipal estiveram presentes na inauguração da tão esperada “Escola do Futuro”, um projeto inovador que promete transformar a educação local. O novo espaço foi idealizado p...

Leia Mais

Vereadores realizam primeira Sessão Ordinária de 2025

04 de fevereiro de 2025

Nesta terça-feira (04/02), os vereadores da Casa de Leis se reuniram para a primeira Sessão Ordinária da 15ª Legislatura. Neste ano, 13 parlamentares assumiram os seus cargos, com destaque para a p...

Leia Mais

Câmara Municipal realiza Sessão Preparatória

03 de fevereiro de 2025

Nesta segunda-feira, dia 3 de fevereiro, os vereadores da Câmara Municipal de Várzea Paulista se reuniram para a Sessão Preparatória de abertura do Ano Legislativo de 2025. A reunião plenária foi p...

Leia Mais

Presidente da Câmara Municipal visita a Unidade Gestora de Saúde do Município

17 de janeiro de 2025

Hoje pela manhã (17/01), o presidente da câmara Dr. Eliseu visitou a Unidade Gestora de Saúde do município. A visita foi marcada por um encontro produtivo com a gestora Maria Aparecida Malta. Dura...

Leia Mais

Vereadores tomam posse na Casa de Leis

01 de janeiro de 2025

Tomaram posse na Câmara Municipal de Várzea Paulista, nesta quarta-feira, 1 de janeiro, os 13 vereadores eleitos para a legislatura 2025-2028, bem como o prefeito eleito, Professor Rodolfo Braga, e...

Leia Mais