Notícias
Requerimentos geram discussão

Dois Requerimentos de Informações (um deles foi lido; o outro, foi debatido e rejeitado pela maioria dos parlamentares) geraram discussão acalorada entre os vereadores das bancadas da situação e oposição, durante a sessão ordinária realizada nesta terça-feira (27/5).
Os debates começaram a partir da leitura do Requerimento número 41/2014, em que os vereadores petistas solicitam da Administração informações referentes às merendas escolares economizadas durante o ano de 2013.
O vereador Demércio de de Almeida (PT) foi à tribuna para defender o documento. Segundo o Professor Demércio, a bancada do PT já sabe (de acordo com resposta recebida da Prefeitura a outro Requerimento) que foram economizadas cerca de um milhão de merendas em 2013. O PT, no entanto, quer saber qual o valor economizado a partir deste total de merendas escolares. O Professor Demércio se disse preocupado com a qualidade da merenda. “Temos denúncias de merendeiras que relatam que diminuiu a quantidade de carne servida aos alunos”, afirmou o vereador.
Segundo Professor Demércio, antes da economia ser posta em prática, 66 alunos de uma creche municipal recebiam uma média de 4 quilos de carne – número que caiu para 2 quilos de carne servidos. “Esta situação é absurda”, exclamou Demércio.
Luciano Marques (PT) também entende a situação como “grave”. “Temos relatos de que caiu tanto a qualidade quanto a quantidade da merenda servida nas creches”, afirmou Luciano. Para ele, a economia não pode afetar a qualidade da merenda servida às crianças. “A Secretaria tem ciência do problema e deve ficar atenta”, pediu o vereador.
O presidente do Legislativo, o vereador Ivan Luís Sada (PPS) também se mostrou preocupado com a questão. “A Administração precisa mudar. Mas não será diminuindo o total de carne servida na merenda que Várzea vai resolver os problemas da sua economia”, alertou Ivan.
O Requerimento foi lido e será, agora, discutido e votado na sessão prevista para 3 de junho.
Outro Requerimento foi rejeitado
Já o Requerimento 39/2014 (também de autoria da bancada do PT), que solicitava informações referentes ao Fussbe, teve seis votos contrários e foi rejeitado. O Requerimento pediria informações ao Executivo sobre as condições de parcelamento da dívida do município com o Fussbe.
Coube ao vereador Luciano Marques iniciar o debate. “Não vejo problema nenhum em, mais uma vez, autorizar o parcelamento – como já fizemos antes. Mas nós gostaríamos de saber por quê o parcelamento anterior não foi autorizado pelo Ministério da Previdência”, disse.
O vereador Ivan Sada também pediu a palavra. “Não sei o que aconteceu mas, se ocorreu um erro de algum funcionário da Prefeitura, temos de saber. Exonera [o funcionário] e informa o que aconteceu. Se houver empate, votarei favoravelmente”, chegou a anunciar o presidente do Legislativo.
Já Mauro Aparecido (PV) minimizou a questão. “Semana passada, o motivo era o reparcelamento. Agora, ficam dizendo que o servidor tem de ser informado. Ora, o servidor sabe tudo o que está acontecendo. O mais importante é que a Prefeitura consiga pagar o que está atrasado e ainda as parcelas de hoje, porque o governo do PT não pagava”, disparou. “O Juvenal está pagando e vou, lógico, votar contra o Requerimento”, antecipou Mauro.
O vereador Professor Demércio também abordou o assunto, repetindo o que Luciano já dissera. “Queremos, apenas, saber qual foi o erro. E também consta uma dívida de 2001. Queremos saber o que é!”
O vereador Claudemir dos Santos Gonçalves (PRP) pediu a palavra. “Quem perde um braço ou uma perna vai se lembrar disso pelo resto da vida. Em Várzea Paulista, foi isso o que aconteceu: Várzea perdeu uma perna com esse rombo do Fussbe, e vai se lembrar disso pelo resto da vida. O prefeito está se esforçando, trabalhando com honestidade. Vamos pagar esta dívida e dar a volta por cima”.
No momento da votação, no entanto, apeans os quatro vereadores do PT foram favoráveis, sendo derrotados por seis votos contrários.
CMVP
Publicado em: 28 de maio de 2014
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Fique por dentro
Outras Notícias
Parlamentares realizam Sessão Ordinária
11 de fevereiro de 2025
Nesta terça-feira (11/02), os vereadores da Câmara Municipal de Várzea Paulista se reuniram para a 2ª Sessão Ordinária, realizada no plenário da Casa de Leis. A reunião legislativa iniciou com a le...
Parlamentares estiveram presentes na inauguração da Escola do Futuro
05 de fevereiro de 2025
Os vereadores da Câmara Municipal estiveram presentes na inauguração da tão esperada “Escola do Futuro”, um projeto inovador que promete transformar a educação local. O novo espaço foi idealizado p...
Vereadores realizam primeira Sessão Ordinária de 2025
04 de fevereiro de 2025
Nesta terça-feira (04/02), os vereadores da Casa de Leis se reuniram para a primeira Sessão Ordinária da 15ª Legislatura. Neste ano, 13 parlamentares assumiram os seus cargos, com destaque para a p...
Câmara Municipal realiza Sessão Preparatória
03 de fevereiro de 2025
Nesta segunda-feira, dia 3 de fevereiro, os vereadores da Câmara Municipal de Várzea Paulista se reuniram para a Sessão Preparatória de abertura do Ano Legislativo de 2025. A reunião plenária foi p...
Presidente da Câmara Municipal visita a Unidade Gestora de Saúde do Município
17 de janeiro de 2025
Hoje pela manhã (17/01), o presidente da câmara Dr. Eliseu visitou a Unidade Gestora de Saúde do município. A visita foi marcada por um encontro produtivo com a gestora Maria Aparecida Malta. Dura...
Vereadores tomam posse na Casa de Leis
01 de janeiro de 2025
Tomaram posse na Câmara Municipal de Várzea Paulista, nesta quarta-feira, 1 de janeiro, os 13 vereadores eleitos para a legislatura 2025-2028, bem como o prefeito eleito, Professor Rodolfo Braga, e...