Notícias
Vereadores discutem necessidade de vagas em creches
Os vereadores aprovaram, na sessão realizada nesta terça-feira, 24, o Requerimento 15/2015 (a princípio, de autoria da bancada do PT; ao final, assinado por todos os parlamentares). O documento pede informações à Prefeitura sobre a quantidade disponível de vagas nas creches varzinas – e mereceu ampla discussão antes de ser votado.
Ivan Luís Sada (PPS) lembrou que, durante a campanha, “foi dito que igrejas iriam ceder espaço através de convênios, o que não ocorreu”.
Juarez Gilberto Cardoso (PT) relatou ter informação de que mais de 800 crianças estariam na lista de espera por uma vaga. “Destas, 300 ingressaram com ações judiciais para garantir a sua vaga”, disse o Professor Juarez.
Claudemir Santos Gonçalves (PRP) comentou o assunto: “Precisamos ver o que está acontecendo e fazer o trabalho funcionar”, pediu.
Demércio de Almeida (PT) afirmou que “nenhuma creche foi entregue em dois anos e três meses de governo.”
Josué da Silva Ramiro (PRTB) foi à tribuna para lembrar que esta é uma “dificuldade real”. “É um problema crônico, de várias cidades, temos de nos unir em busca de uma solução.”
Luciano Braz de Marques (PT), no entanto, afirmou que os investimentos estão sendo feitos de maneira errada. “Foram gastos R$ 2,6 milhões para comprar apostila, sendo que o Governo Federal fornece livros muito melhores, gratuitamente. E agora não temos dinheiro para construir creches?”
Valdilene Marina de Oliveira Silva (PV) lembrou que, no governo anterior, foram registrados desvio de finalidade superior a R$ 900 mil, que seriam utilizados na construção de creche. “Teria diminuído bastante a fila pelas vagas”.
Valdilene pediu, ainda, que se incluísse no Requerimento informações relativas não somente a 2013 e 14, como constava do documento original. “Gostaria de ver números de vagas nos últimos seis anos e valores que foram enviados e investidos nos últimos seis anos”, solicitou.
O líder da bancada do PT, Professor Juarez, concordou e o documento teve essa alteração.
Silso das Neves disse que fez visita técnica a Embu, para ver como se dava, naquele município, a parceria entre Prefeitura e duas igrejas. “Lá, o valor repassado por criança é dentro de uma norma do Governo Federal, que estipula essa quantia.”
Sueli Cardoso Fernandes Ortiz (PT) informou que, em 2014, a Secretaria de Educação do município não abriu inscrição de vagas nas creches. “A fila estava imensa”, disse. “Além disso, as crianças ficam somente meio período na escola. As mães têm dificuldades para trabalhar”, prosseguiu.
O líder do Governo na Câmara, Silas Zafani (PTB), antecipou as informações de que dispunha. Segundo Silas, o total de vagas nas creches, nos últimos anos, foi: 676 vagas (em 2010), 919 (2011), 998 (2012), 1.272 vagas (2013), 1.373 (2014) e 1.100 (até agora, em 2015).
O Requerimento foi aprovado com oito votos favoráveis. A Prefeitura será questionada sobre falta de vagas, procedimentos adotados pela Secretaria de Educação para suprir carência e total de mandados judiciais expedidos pela Justiça, entre outras informações.
CMVP
Publicado em: 25 de março de 2015
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Fique por dentro
Outras Notícias
Novembro Azul será celebrado em sessão solene
21 de novembro de 2024
A Câmara Municipal convida a população em geral e todos os homens a participarem do Novembro Azul, que será realizado no plenário da Casa de Leis, no dia 29 de Novembro, às 14h. Valdecir da Costa,...
Vereadores realizam 158ª Sessão Ordinária
19 de novembro de 2024
Nesta terça-feira (19/11), os vereadores da Câmara Municipal de Várzea Paulista se reuniram para a 158ª Sessão Ordinária. A reunião plenária iniciou a Ordem do Dia com o Requerimento Legislativo n°...
Sessão Ordinária conta com aprovação de Projeto
12 de novembro de 2024
Os vereadores da Câmara Municipal de Várzea Paulista realizaram a 157ª Sessão Ordinária, que ocorreu nesta terça-feira (12/11). Os parlamentares apresentaram o Projeto de Lei Complementar nº 11/202...
156ª Sessão Ordinária é realizada pelos parlamentares
05 de novembro de 2024
Nesta terça-feira (05/11), a Câmara Municipal de Várzea Paulista realizou a 156º Sessão Ordinária, que ocorreu no plenário da Casa de Leis. Os parlamentares iniciaram com a leitura das Correspondên...
Sessão Ordinária conta com aprovação de Projeto de Lei
29 de outubro de 2024
Os vereadores da Câmara Municipal de Várzea Paulista se reuniram para a 155ª Sessão Ordinária, que ocorreu no plenário da Casa de Leis. A reunião plenária iniciou com a leitura do Projeto de Lei Nº...
Feliz Dia do Servidor Público
28 de outubro de 2024
Nesta segunda-feira (28/10), celebra-se o Dia do Servidor Público, uma data que ressalta o papel fundamental desempenhado por aqueles que dedicam suas vidas ao serviço público. O Poder Legislativ...