Notícias
Requerimento questiona falta de estrutura da GM
A Câmara Municipal de Várzea Paulista aprovou, nesta terça-feira (31), o Requerimento de Informações 19/2015. De autoria de todos os vereadores, o documento questiona o Executivo sobre a falta de condições de trabalho da Guarda Municipal.
Diversos parlamentares se manifestaram sobre o assunto. Ivan Luís Sada (PPS) lembrou que, não fosse a economia gerada pela Câmara em 2014, a GM não teria adquirido as duas viaturas (que haviam sido apresentadas na véspera, 30/03). Ivan declarou que a GM tem que ser respeitada. “Os guardas querem trabalhar, mas precisam de infraestrutura”, afirmou.
Luciano Braz de Marques (PT) lembrou que havia GMs presentes à sessão, a quem elogiou pela mobilização. “É preciso sempre ir à luta”, disse.
Valdilene Marina de Oliveira Silva (PV) explicou que, mesmo enquanto tramitava o Requerimento, a Prefeitura já havia feito licitação para compra de material para a Guarda. “Licitação de viaturas e de uniformes não se faz em uma semana. Agora, chegaram as viaturas e algum material”.
Demércio de Almeida (PT) disse que o Requerimento não se refere apenas à falta de uniforme para os guardas. “Estamos cobrando colete à prova de balas, que deve ser usado de forma individual mas, em Várzea Paulista, é de uso coletivo. São mais de 100 GMs e só 15 coletes para todos”. O Professor Demércio também citou a falta de armas e de munição como outros problemas.
Josué da Silva Ramiro (PRTB) lembrou que é “Amigo da GM”, certificado que mantém com orgulho desde que ele tinha oficina mecânica. “Viaturas quebradas iam parar na minha oficina e eu sempre fiz o trabalho, voluntariamente. Então, é uma corporação pela qual tenho apreço e vamos lutar, em conjunto, por melhores condições.”
Claudemir Santos Gonçalves (PRP) disse que o tripé educação, saúde e segurança pública é a base para o progresso de uma sociedade. “A GM precisa estar bem equipada para enfrentar os bandidos. A população se sente protegida quando vê uma viatura da GM”. O Professor Claudemir informou, ainda: “Virão mais seis viaturas em breve para a Guarda”.
Silas Zafani (PTB), líder da bancada governista na Câmara, relatou que os problemas de infraestrutura da Guarda Municipal “são de há muito tempo”. Ele enumerou o que está sendo feito pela administração para sanar as deficiências. “Ontem [segunda-feira] foram entregues duas viaturas e fardamento. O Executivo informa que está comprando novos armamentos. Também já há um empréstimo aprovado e emendas para a troca da frota em 100%”, disse Silas.
Juarez Gilberto Cardoso (PT) lamentou a situação. “Realmente, a GM está esquecida. Duas viaturas não são o suficiente. Mesmo assim, mesmo sem condições efetivas de trabalho, parabenizo a Guarda Municipal pela sua atuação.”
O presidente da Câmara, o vereador Mauro Aparecido (PV), também opinou. Ele começou pelos salários (“Não ouvi, aqui, ninguém lembrar que é preciso um salário melhor, para que os guardas possam viver sem precisar fazer ‘bico’”) e disse que tão importante quanto investimentos em infraestrutura é o treinamento (“O guarda vai pra rua, e às vezes não sabe manusear uma arma, enquanto um adolescente, que é ligado ao crime organizado, sabe. Então, é preciso investir no treinamento”).
Mauro também contou da própria situação quando era policial militar. “Em 1999, quando cheguei para trabalhar, fiquei sem colete, porque o meu colega não foi trabalhar – e os coletes eram compartilhados, como acontece ainda hoje. Passei por um tiroteio, fui baleado na perna. Por sorte, foi na perna”, lembrou.
O presidente da Câmara relatou que a Guarda precisa, também, de amparo médico e psicológico diferente, com regime especial de trabalho.
O Requerimento foi aprovado com 10 votos favoráveis.
CMVP
Publicado em: 01 de abril de 2015
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Fique por dentro
Outras Notícias
Novembro Azul será celebrado em sessão solene
21 de novembro de 2024
A Câmara Municipal convida a população em geral e todos os homens a participarem do Novembro Azul, que será realizado no plenário da Casa de Leis, no dia 29 de Novembro, às 14h. Valdecir da Costa,...
Vereadores realizam 158ª Sessão Ordinária
19 de novembro de 2024
Nesta terça-feira (19/11), os vereadores da Câmara Municipal de Várzea Paulista se reuniram para a 158ª Sessão Ordinária. A reunião plenária iniciou a Ordem do Dia com o Requerimento Legislativo n°...
Sessão Ordinária conta com aprovação de Projeto
12 de novembro de 2024
Os vereadores da Câmara Municipal de Várzea Paulista realizaram a 157ª Sessão Ordinária, que ocorreu nesta terça-feira (12/11). Os parlamentares apresentaram o Projeto de Lei Complementar nº 11/202...
156ª Sessão Ordinária é realizada pelos parlamentares
05 de novembro de 2024
Nesta terça-feira (05/11), a Câmara Municipal de Várzea Paulista realizou a 156º Sessão Ordinária, que ocorreu no plenário da Casa de Leis. Os parlamentares iniciaram com a leitura das Correspondên...
Sessão Ordinária conta com aprovação de Projeto de Lei
29 de outubro de 2024
Os vereadores da Câmara Municipal de Várzea Paulista se reuniram para a 155ª Sessão Ordinária, que ocorreu no plenário da Casa de Leis. A reunião plenária iniciou com a leitura do Projeto de Lei Nº...
Feliz Dia do Servidor Público
28 de outubro de 2024
Nesta segunda-feira (28/10), celebra-se o Dia do Servidor Público, uma data que ressalta o papel fundamental desempenhado por aqueles que dedicam suas vidas ao serviço público. O Poder Legislativ...