Notícias
Vereadores aprovam Moção de Repúdio a publicação de jornal
Os vereadores de Várzea Paulista aprovaram, na sessão ordinária realizada nesta terça-feira (14), a Moção de Repúdio 09/2015. De autoria do vereador Josué da Silva Ramiro (PRTB), a Moção repudia a publicação feita na capa e em página interna do jornal “Jundiaí Notícias”. A publicação, em sua edição número 19, traz montagem de um trabalho assinado pelo pintor italiano Michelangelo. Na montagem, o rosto do personagem bíblico Adão foi trocado por uma foto do prefeito Juvenal Rossi (PV).
Houve amplo debate antes da votação. O vereador Juarez Gilberto Cardoso (PT) chamou a matéria de “ridícula”. “Fiquei chocado com a publicação e fui parado na rua por várias pessoas, tendo de me explicar. Já ingressei com uma ação na Justiça contra o jornal”. Juarez também aproveitou o momento para dizer que estava renunciando à liderança da bancada do PT.
Em seguida, quem pediu a palavra foi Josué da Silva Ramiro (PRTB), que chamou a matéria de “insignificante e esdrúxula.” Ramiro prosseguiu com sua crítica: “É uma matéria patética. Somos, em Várzea Paulista, 35 mil evangélicos e 45 mil católicos – e repudiamos essa matéria, por usar o nome de Deus de forma tão vil.”
Claudemir Santos Gonçalves (PRP) também foi à tribuna. “Esta publicação atinge não só o prefeito, como todo cidadão que professa a sua fé”, opinou o Professor Claudemir. “Que o prefeito Juvenal continue clamando a Deus, trabalhando por Ele e lhe sendo fiel”, desejou o Professor Claudemir.
A vereadora Valdilene Marina de Oliveira Silva (PV) relatou que, andando pela cidade, ouviu lamentações gerais da população. “As pessoas disseram que isso é uma blasfêmia contra Deus. A que ponto deveremos chegar? O nosso prefeito é um homem que começa cada reunião com uma oração, pedindo que se abram os caminhos”, lembrou Valdilene.
Ivan Luís Sada (PPS) afirmou: “O que fizeram com Juvenal foi errado. O jornalista errou feio, mas temos que cuidar da cidade. Chegou a hora de cuidar do povo.”
O vereador Demércio de Almeida (PT) declarou que “a capa está errada”. O Professor Demércio afirmou ser contrário a que a publicação faça qualquer alusão a Deus. Mas voltou a falar em tom político. “Estão tentando usar a questão de Deus para fazer acusação a um ou a outro partido. E usar Deus para isso é algo inaceitável.”
Silas Zafani (PTB), líder da bancada governista na Câmara, foi enfático: Quando se mexe com Deus, acontece isso. Não tem condição de um jornalista despreparado fazer uma matéria dessas. É inaceitável.”
Silso das Neves (PRB) lembrou um provérbio: “Deus usa os humildes para confundir os sábios.” Silso prosseguiu em sua fala, dizendo que o prefeito Juvenal Rossi “não se envergonha de Deus.”
O vereador Luciano Braz de Marques (PT) iniciou sua fala lembrando que esteve com o Bispo Diocesano Dom Vicente Costa, com quem debateu reformas políticas. O Professor Luciano afirmou, na sequência, achar “um erro desse jornal fazer o que fez.” Luciano lembrou, no entanto, que todos os presentes defendem o livre arbítrio e a liberdade de imprensa. “Quem se sentir lesado, deve recorrer à Justiça.”
Na sequência, o vereador Luciano usou o telão para mostrar capas de publicações como a revista “Placar” (que mostrava Neymar crucificado), a capa do próprio “Jundiaí Notícias (com uma foto da presidente Dilma Roussef e o título ‘A vaca tossiu’). “Não vi nenhum vereador vir à tribuna nessas ocasiões”, contestou Luciano.
A votação foi aberta e a Moção foi aprovada por 8 votos favoráveis e duas abstenções.
CMVP
Publicado em: 15 de abril de 2015
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Fique por dentro
Outras Notícias
Novembro Azul será celebrado em sessão solene
21 de novembro de 2024
A Câmara Municipal convida a população em geral e todos os homens a participarem do Novembro Azul, que será realizado no plenário da Casa de Leis, no dia 29 de Novembro, às 14h. Valdecir da Costa,...
Vereadores realizam 158ª Sessão Ordinária
19 de novembro de 2024
Nesta terça-feira (19/11), os vereadores da Câmara Municipal de Várzea Paulista se reuniram para a 158ª Sessão Ordinária. A reunião plenária iniciou a Ordem do Dia com o Requerimento Legislativo n°...
Sessão Ordinária conta com aprovação de Projeto
12 de novembro de 2024
Os vereadores da Câmara Municipal de Várzea Paulista realizaram a 157ª Sessão Ordinária, que ocorreu nesta terça-feira (12/11). Os parlamentares apresentaram o Projeto de Lei Complementar nº 11/202...
156ª Sessão Ordinária é realizada pelos parlamentares
05 de novembro de 2024
Nesta terça-feira (05/11), a Câmara Municipal de Várzea Paulista realizou a 156º Sessão Ordinária, que ocorreu no plenário da Casa de Leis. Os parlamentares iniciaram com a leitura das Correspondên...
Sessão Ordinária conta com aprovação de Projeto de Lei
29 de outubro de 2024
Os vereadores da Câmara Municipal de Várzea Paulista se reuniram para a 155ª Sessão Ordinária, que ocorreu no plenário da Casa de Leis. A reunião plenária iniciou com a leitura do Projeto de Lei Nº...
Feliz Dia do Servidor Público
28 de outubro de 2024
Nesta segunda-feira (28/10), celebra-se o Dia do Servidor Público, uma data que ressalta o papel fundamental desempenhado por aqueles que dedicam suas vidas ao serviço público. O Poder Legislativ...