Notícias
Câmara aprova reajuste ao funcionalismo
A Câmara Municipal de Várzea Paulista aprovou, na sessão ordinária realizada nesta terça-feira, 19, o Projeto de Lei Complementar 06/2015. De autoria do Prefeito, o PLC fixa em 8,17% o reajuste geral de salários dos servidores públicos municipais. O percentual se refere à inflação apurada pelo IPCA/IBGE para o período maio de 2014 a abril de 2015. O mesmo Projeto de Lei reajusta o vale alimentação para R$ 204.
O PLC prevê o reajuste de salários escalonado em três vezes, a saber: 3% em 1º de maio; 2,17% a partir de 1º de agosto; e 3% a partir de 1º de setembro de 2015. Os aposentados e pensionistas do Fussbe terão o mesmo índice de revisão geral e percentuais.
Antes da aprovação do Projeto de Lei Complementar, no entanto, houve grande debate entre os parlamentares. Luciano Braz de Marques (PT) foi à tribuna para afirmar que o Executivo “descumpriu a Lei”. Ele se referia a um Projeto aprovado pela Câmara em 2014, que previa que, caso o reajuste fosse parcelado este ano, haveria retroatividade a 1º de maio – o que não foi contemplado pelo Projeto de Lei enviado pelo Prefeito. “Esse Projeto é uma afronta ao que foi aprovado, debatido e ao que está na Lei. Isso é improbidade administrativa do prefeito”, chegou a afirmar o Professor Luciano.
O líder do Governo na Câmara, Silas Zafani (PTB), ocupou a tribuna em seguida. “Esta proposta foi discutida junto ao Sindicato e foi aprovada em assembleia”, comentou. Silas prosseguiu, explicando que “esta é a condição suportável pela Administração. Acima disso, estaria complicando a vida financeira do município nesse momento”.
Ivan Luís Sada (PPS) falou no mesmo tom. “Se o Sindicato aceitou a posição, e se o servidor público sequer está presente na Casa, hoje, então parece que o servidor acatou o acordo do Sindicato”.
Para Josué da Silva Ramiro (PRTB), o momento é de reflexão. “O Sindicato conversou com técnicos e com secretários de governo e chegaram a um acordo, de 8,17% em três parcelas. Não há mais nada a discutir”.
Demércio de Almeida (PT) discordou. “Os servidores não estão aqui hoje porque estão decepcionados com o Executivo e com a Câmara. A Prefeitura fala que não tem dinheiro, mas segue contratando cargos de comissão”.
Claudemir dos Santos Gonçalves (PRP) levou a discussão para o nível nacional. “As perdas vêm ‘lá de cima’. Quando a Presidente da República, para pagar rombos no país, teve que aumentar gasolina, luz, alimentos, tudo mais caro. Se não houvessem tantos escândalos, será que estaríamos com salários tão achatados? O que foi acordado é aquilo que pode ser pago”.
Silso das Neves (PRB) destacou a importância do processo se desenvolver “às claras”. E lembrou um fato, em relação ao governo anterior. “Falam que a administração anterior se pagava o reajuste retroativo. Mas esquecem que não se depositava dinheiro do Fussbe dos funcionários. Ou seja, você pagava o aumento do funcionário com o próprio dinheiro dele”.
Emendas rejeitadas
Duas emendas (ambas, de autoria de vereadores do PT) foram rejeitadas pela Câmara. A emenda modificativa 01 propunha o pagamento de forma retroativa a 1º de maio. A emenda modificativa 02 propunha o reajuste do vale alimentação para R$ 300. Ambas foram consideradas ‘inconstitucionais’ pela assessoria jurídica do Legislativo – e foram rejeitadas também pelo plenário da Câmara.
CMVP
Publicado em: 20 de maio de 2015
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Fique por dentro
Outras Notícias
Novembro Azul será celebrado em sessão solene
21 de novembro de 2024
A Câmara Municipal convida a população em geral e todos os homens a participarem do Novembro Azul, que será realizado no plenário da Casa de Leis, no dia 29 de Novembro, às 14h. Valdecir da Costa,...
Vereadores realizam 158ª Sessão Ordinária
19 de novembro de 2024
Nesta terça-feira (19/11), os vereadores da Câmara Municipal de Várzea Paulista se reuniram para a 158ª Sessão Ordinária. A reunião plenária iniciou a Ordem do Dia com o Requerimento Legislativo n°...
Sessão Ordinária conta com aprovação de Projeto
12 de novembro de 2024
Os vereadores da Câmara Municipal de Várzea Paulista realizaram a 157ª Sessão Ordinária, que ocorreu nesta terça-feira (12/11). Os parlamentares apresentaram o Projeto de Lei Complementar nº 11/202...
156ª Sessão Ordinária é realizada pelos parlamentares
05 de novembro de 2024
Nesta terça-feira (05/11), a Câmara Municipal de Várzea Paulista realizou a 156º Sessão Ordinária, que ocorreu no plenário da Casa de Leis. Os parlamentares iniciaram com a leitura das Correspondên...
Sessão Ordinária conta com aprovação de Projeto de Lei
29 de outubro de 2024
Os vereadores da Câmara Municipal de Várzea Paulista se reuniram para a 155ª Sessão Ordinária, que ocorreu no plenário da Casa de Leis. A reunião plenária iniciou com a leitura do Projeto de Lei Nº...
Feliz Dia do Servidor Público
28 de outubro de 2024
Nesta segunda-feira (28/10), celebra-se o Dia do Servidor Público, uma data que ressalta o papel fundamental desempenhado por aqueles que dedicam suas vidas ao serviço público. O Poder Legislativ...