Notícias
Mauro, o presidente do Cinquentenário de Várzea Paulista
O vereador Mauro Aparecido da Silva (PV) completou o seu primeiro semestre à frente da Câmara Municipal de Várzea Paulista. Exercendo, pela primeira vez, a função de presidente do Legislativo, Mauro Aparecido faz um balanço positivo destes primeiros seis meses de trabalho à frente da Casa. Ele conta que o período foi de muito trabalho, de votações importantes e também de fatos que ficarão marcados na história de Várzea Paulista. Afinal, foi neste primeiro semestre que o município comemorou os seus 50 anos de emancipação político-administrativa. E a 'festa' foi toda realizada e organizada pela Câmara Municipal.
Mauro Aparecido não esquece da emoção que foi, como presidente do Legislativo, saudar e ouvir o discurso feito por Erasto Félix – o primeiro presidente da Câmara varzina. Naquela ocasião, Mauro comandou uma homenagem feita a todos os ex-presidentes do Legislativo, num evento que lotou a Casa, provocando lágrimas de todos os familiares e amigos dos homenageados.
Mauro também enfatiza o orgulho que sentiu ao poder descerrar, ao lado do prefeito Juvenal Rossi, placa denominando de “Dr. Alcípio de Oliveira Júnior” o Hospital da Cidade. “Foi uma homenagem mais que merecida, a um homem que tanto trabalhou por toda nossa cidade”, lembra – “homenagem que contou com a aprovação de todos os vereadores”, prossegue.
Projetos de Lei
Com Mauro Aparecido à frente, a Câmara também passou por outro momento histórico, em que os vereadores aprovaram Projeto de Lei autorizando o Executivo a abrir processo licitatório para a concessão dos serviços de transporte público urbano em Várzea Paulista. “É algo que vai mudar a história da cidade porque poderemos, a partir do momento de concessão dos serviços, cobrar a empresa, autuar, advertir, exigir a excelência da prestação de serviços ao nosso usuário e ao nosso cidadão, que jamais teve transporte público de qualidade dentro da cidade. Agora, isso vai mudar. E os vereadores foram fundamentais nesse processo.”
Apoio ao Judiciário
Nesse momento, o presidente da Câmara trabalha, ao lado de outros segmentos e do prefeito Juvenal Rossi, para que o Poder Judiciário varzino ganhe ampliação em seus serviços. Mauro é autor da Moção número 17/2015, em que apela ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo para autorizar a alteração do Setor de Anexo Fiscal para Vara da Fazenda Pública da Comarca de Várzea Paulista e a criação da 3a Vara Judicial desta cidade, com especialização de Competências e Redistribuição de Corregedorias.
A Moção de Apelo foi aprovada pelos vereadores na sessão ordinária de 07/07. O documento será, agora, encaminhado ao desembargador José Renato Nalini, presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo.
“A questão é que Várzea Paulista cresceu demais. Nós temos cerca de 72 mil processos para 100 mil habitantes. O crescimento do município, com novas indústrias, força do setor comercial e de serviços, também gerou demanda maior por parte da Justiça, como era natural. Agora, precisamos dar conta dessa demanda”, comenta Mauro Aparecido. Ele, em seguida, faz questão de elogiar o excelente trabalho desenvolvido por todos os integrantes do Judiciário no município.
Enquanto luga para conseguir instalar uma Vara da Fazenda, Mauro lembra que o município passará a contar, a partir de 17 de julho, com o CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania). O órgão será instalado em Várzea Paulista na tentativa de tornar a solução de litígios mais ágil por meio do diálogo, buscando o acordo entre as partes.
Administração 'cidadã'
A administração de Mauro Aparecido à frente da Câmara é, assim, uma busca pela cidadania, de um varzino legítimo que busca dar a sua contribuição ao crescimento do município. Mauro, aliás, ao mesmo tempo em que garante condições excelentes de trabalho, tanto para vereadores quanto para os funcionários da Câmara, lembra: mantém as contas “enxutas” e deve, mais uma vez, assinar um cheque endereçado à Prefeitura, no final do ano, com a verba economizada pelo Legislativo. Em 2015, ele prevê que a devolução decorrente das economias dos parlamentares possa chegar a até R$ 1 milhão.
CMVP
Publicado em: 08 de julho de 2015
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Fique por dentro
Outras Notícias
Novembro Azul será celebrado em sessão solene
21 de novembro de 2024
A Câmara Municipal convida a população em geral e todos os homens a participarem do Novembro Azul, que será realizado no plenário da Casa de Leis, no dia 29 de Novembro, às 14h. Valdecir da Costa,...
Vereadores realizam 158ª Sessão Ordinária
19 de novembro de 2024
Nesta terça-feira (19/11), os vereadores da Câmara Municipal de Várzea Paulista se reuniram para a 158ª Sessão Ordinária. A reunião plenária iniciou a Ordem do Dia com o Requerimento Legislativo n°...
Sessão Ordinária conta com aprovação de Projeto
12 de novembro de 2024
Os vereadores da Câmara Municipal de Várzea Paulista realizaram a 157ª Sessão Ordinária, que ocorreu nesta terça-feira (12/11). Os parlamentares apresentaram o Projeto de Lei Complementar nº 11/202...
156ª Sessão Ordinária é realizada pelos parlamentares
05 de novembro de 2024
Nesta terça-feira (05/11), a Câmara Municipal de Várzea Paulista realizou a 156º Sessão Ordinária, que ocorreu no plenário da Casa de Leis. Os parlamentares iniciaram com a leitura das Correspondên...
Sessão Ordinária conta com aprovação de Projeto de Lei
29 de outubro de 2024
Os vereadores da Câmara Municipal de Várzea Paulista se reuniram para a 155ª Sessão Ordinária, que ocorreu no plenário da Casa de Leis. A reunião plenária iniciou com a leitura do Projeto de Lei Nº...
Feliz Dia do Servidor Público
28 de outubro de 2024
Nesta segunda-feira (28/10), celebra-se o Dia do Servidor Público, uma data que ressalta o papel fundamental desempenhado por aqueles que dedicam suas vidas ao serviço público. O Poder Legislativ...