Notícias
RLC será questionada sobre sistema de vale transporte
Um Requerimento de autoria da vereadora Sueli Cardoso Fernandes Ortiz, do PT (número 46/2015) e aprovado por 10 votos favoráveis, vai questionar a Rápido Luxo Campinas sobre o sistema implantado pela empresa para o cartão de vale transporte. O principal problema, segundo disse Sueli do Yakult na tribuna da Câmara, durante a sessão ordinária desta terça-feira (18), diz respeito à proibição de uso do cartão por mais de uma pessoa, no período de uma hora.
“Se a pessoa que tem o cartão está, por exemplo, com algum familiar ou amigo, não pode passar o cartão de vale transporte duas vezes no ônibus, porque o sistema não deixa. Mas muitas vezes, a situação é de emergência, a pessoa não tem dinheiro e o saldo está ali, no cartão. E não pode usar”, defendeu Sueli do Yakult.
No Requerimento, a vereadora questiona à RLC qual é o respaldo jurídico da empresa para fazer uso do cartão de vale transporte dessa forma. “Será que a restrição do vale transporte consta do contrato de prestação de serviços entre Rápido Luxo e Prefeitura?”, pergunta Sueli. “Gostaríamos de uma solução”.
Ivan Sada (PPS) também falou sobre o assunto. Atribuiu parcela de culpa pelo problema do transporte público intermunicipal à Artesp e Governo do Estado. Quando ao transporte municipal, Ivan defendeu que se dê trabalho às cooperativas de vans.
O vereador Claudemir Santos Gonçalves (PRP) falou sobre outro problema. “Recebi reclamação de uma pessoa de 60 anos que teve de pagar passagem. O motorista alegou que a gratuidade é para maiores de 65 anos e não de 60. Precisamos investigar isso também”.
Josué da Silva Ramiro (PRTB) lembrou que foram feitas audiências públicas e que um projeto foi elaborado pela Câmara, estabelecendo as diretrizes para o novo modelo de concessão de transporte público municipal. “Não sei se o serviço foi válido, porque acho que quem ganhar a licitação, de novo, será a Rápido Luxo, porque há um monopólio no setor”, opinou. Ramiro disse, ainda, ser favorável, assim como Ivan, às cooperativas de peruas e vans.”
O Professor Luciano (PT) afirmou que o importante é cobrar as autoridades responsáveis. “O Governo do Estado não reajusta, desde 1989, as multas aplicadas nas empresas de ônibus. Quando a Artesp multa, o valor é de R$ 17! É brincadeira...”
O Professor Demércio (PT) enfatizou que, durante as discussões sobre o assunto, no primeiro semestre, ele e Luciano foram os únicos a propor emendas – nenhuma foi aprovada. “Nós fizemos proposta de várias emendas, inclusive sobre o tempo de duração da viagem pelo cartão do vale transporte. E também pedimos passe livre para estudantes. Perdemos. Faz parte.”
Silas Zafani, líder do Governo na Câmara (PTB) esclareceu que está em trâmite o processo de licitação (os envelopes com as propostas serão abertos pela Prefeitura em 2 de setembro). “A Rápido Luxo até poderá ganhar, mas terá de seguir aquilo que está no edital, trabalhando com qualidade e dando condição digna ao passageiro. ”
Silas também falou sobre a questão do transporte alternativo. “Existe interesse do prefeito. Há um estudo que aponta que, por exemplo, se uma empresa não quiser fazer determinado trecho, o prefeito poderia mandar uma lei para a Câmara implantando a permissão do transporte alternativo na cidade para sanar aquela deficiência.”
O Requerimento foi aprovado com 10 votos favoráveis.
CMVP
Publicado em: 19 de agosto de 2015
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Fique por dentro
Outras Notícias
Novembro Azul será celebrado em sessão solene
21 de novembro de 2024
A Câmara Municipal convida a população em geral e todos os homens a participarem do Novembro Azul, que será realizado no plenário da Casa de Leis, no dia 29 de Novembro, às 14h. Valdecir da Costa,...
Vereadores realizam 158ª Sessão Ordinária
19 de novembro de 2024
Nesta terça-feira (19/11), os vereadores da Câmara Municipal de Várzea Paulista se reuniram para a 158ª Sessão Ordinária. A reunião plenária iniciou a Ordem do Dia com o Requerimento Legislativo n°...
Sessão Ordinária conta com aprovação de Projeto
12 de novembro de 2024
Os vereadores da Câmara Municipal de Várzea Paulista realizaram a 157ª Sessão Ordinária, que ocorreu nesta terça-feira (12/11). Os parlamentares apresentaram o Projeto de Lei Complementar nº 11/202...
156ª Sessão Ordinária é realizada pelos parlamentares
05 de novembro de 2024
Nesta terça-feira (05/11), a Câmara Municipal de Várzea Paulista realizou a 156º Sessão Ordinária, que ocorreu no plenário da Casa de Leis. Os parlamentares iniciaram com a leitura das Correspondên...
Sessão Ordinária conta com aprovação de Projeto de Lei
29 de outubro de 2024
Os vereadores da Câmara Municipal de Várzea Paulista se reuniram para a 155ª Sessão Ordinária, que ocorreu no plenário da Casa de Leis. A reunião plenária iniciou com a leitura do Projeto de Lei Nº...
Feliz Dia do Servidor Público
28 de outubro de 2024
Nesta segunda-feira (28/10), celebra-se o Dia do Servidor Público, uma data que ressalta o papel fundamental desempenhado por aqueles que dedicam suas vidas ao serviço público. O Poder Legislativ...