Notícias

Rejeitado Projeto de aposentadoria especial para GM

Visualize fotos

A Câmara Municipal de Várzea Paulista rejeitou o Projeto de Lei 17/2015, de autoria dos vereadores Luciano Braz de Marques e Demércio de Almeida (PT). O Projeto propunha a concessão de aposentadoria especial para os integrantes da Guarda Municipal. A maioria dos vereadores acompanhou o parecer de “inconstitucional” proferido pela Consultoria Jurídica do Legislativo, sob a argumentação de que o Projeto: 1) deveria ser de autoria do prefeito; 2) sua descumpre a Lei de Responsabilidade Fiscal, uma vez que não há previsão de impacto financeiro do Fussbe. “Opino que o Projeto de Lei não seja admitido e que um pedido de PL semelhante parta do Executivo. É o parecer da Consultoria Jurídica da Câmara”.

Os membros das Comissões de Constituição, Justiça e Redação e Orçamento, Finanças e Contábil deram pareceres favoráveis.

O líder do Governo na Câmara, Silas Zafani, afirmou que a matéria é inconstitucional. “Em discussões anteriores, pedimos que o Executivo enviasse Projeto nesse sentido para a Câmara, o que não ocorreu. O Executivo justificou dizendo que discutiu a questão com a GM e que ainda não tem parecer formalizado, nem o impacto financeiro do Fussbe. Então, há um impasse.”. Silas prosseguiu em sua fala, se dirigindo ao vereador Demércio de Almeida: “Eu gostaria que o senhor retirasse o Projeto, para que possamos encontrar um alternativa para resolver a questão da GM”.

Em resposta, o Professor Demércio lembrou da sessão ordinária de 17 de novembro. “Fizemos um debate naquela data. Todos os vereadores assinaram um requerimento, dando um ultimato ao prefeito: que ele deveria apresentar o Projeto de Lei até 1º de dezembro, assim como o fussbe deveria apresentar, até a mesma data, o seu relatório de impacto financeiro. Nada disso aconteceu, o Governo ignorou o acordo, mostrando falta de respeito por essa Casa de Leis. O Projeto não será retirado”.

O vereador Claudemir Santos Gonçalves (PRP) também argumentou: “O Executivo pediu um prazo de 30 dias para dar as posições necessárias. É preferível conceder esse prazo do que votar hoje. Eu, como vereador, acho que a ideia de aguardar um pouco não vai prejudicar tanto quanto se o projeto for para votação hoje”.

O Professor Luciano (PT) falou em seguida. “É a luta que faz a lei. Os direitos trabalhistas foram conquistados com muita luta neste país. Nenhum direito trabalhista foi dado pelo patrão. Hoje não temos outro caminho. O Executivo já teve tempo mais do que suficiente pra enviar o Projeto de Lei. Mas é claro, é evidente que não fará isso”.

Josué da Silva Ramiro (PRTB) iniciou sua fala lembrando que recebeu o título de “Amigo da Guarda Municipal”. Mas opinou que, naquele momento, a Guarda estaria sendo ‘usada’. “Diante de um cenário como esse, essa corporação não pode ser usada”, disse. Em seguida, ele comentou o fato da inconstitucionalidade. “Não podemos entrar pela janela. Quem entra pela janela é salteador. Esse projeto está eivado de vícios, como diz o Jurídico. Os GMs merecem essa aposentadoria especial – mas dessa forma [o PL] não vai passar”.

A vereadora Valdilene (PV) lembrou que o mês inteiro foi de discussões em torno da aposentadoria para a GM. “Mas o que está acontecendo, aqui, é que parece que apenas dois vereadores são a favor do Projeto e todos os outros são contra. E não é isso!”, protestou na tribuna. “Este PL é muito importante, eu não sou contrária, mas infelizmente essa imagem se criou na cabeça das pessoas. Eu sou a favor do Projeto”.

Sueli do Yakult (sem partido) também se manifestou. “Eu já disse que sou favorável. Infelizmente o Jurídico deu parecer de ‘inconstitucional’, então temos de esperar o prefeito mandar o Projeto para esta Casa”.

Após os debates, foi o momento de votação: o Projeto recebeu dois votos favoráveis e teve sete abstenções.

CMVP




Publicado em: 16 de dezembro de 2015

Publicado por: Câmara Municipal

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara




Fique por dentro

Outras Notícias

Novembro Azul será celebrado em sessão solene

21 de novembro de 2024

A Câmara Municipal convida a população em geral e todos os homens a participarem do Novembro Azul, que será realizado no plenário da Casa de Leis, no dia 29 de Novembro, às 14h. Valdecir da Costa,...

Leia Mais

Vereadores realizam 158ª Sessão Ordinária

19 de novembro de 2024

Nesta terça-feira (19/11), os vereadores da Câmara Municipal de Várzea Paulista se reuniram para a 158ª Sessão Ordinária. A reunião plenária iniciou a Ordem do Dia com o Requerimento Legislativo n°...

Leia Mais

Sessão Ordinária conta com aprovação de Projeto

12 de novembro de 2024

Os vereadores da Câmara Municipal de Várzea Paulista realizaram a 157ª Sessão Ordinária, que ocorreu nesta terça-feira (12/11). Os parlamentares apresentaram o Projeto de Lei Complementar nº 11/202...

Leia Mais

156ª Sessão Ordinária é realizada pelos parlamentares

05 de novembro de 2024

Nesta terça-feira (05/11), a Câmara Municipal de Várzea Paulista realizou a 156º Sessão Ordinária, que ocorreu no plenário da Casa de Leis. Os parlamentares iniciaram com a leitura das Correspondên...

Leia Mais

Sessão Ordinária conta com aprovação de Projeto de Lei

29 de outubro de 2024

Os vereadores da Câmara Municipal de Várzea Paulista se reuniram para a 155ª Sessão Ordinária, que ocorreu no plenário da Casa de Leis. A reunião plenária iniciou com a leitura do Projeto de Lei Nº...

Leia Mais

Feliz Dia do Servidor Público

28 de outubro de 2024

Nesta segunda-feira (28/10), celebra-se o Dia do Servidor Público, uma data que ressalta o papel fundamental desempenhado por aqueles que dedicam suas vidas ao serviço público.  O Poder Legislativ...

Leia Mais