Notícias
Aprovado projeto Ficha Limpa

Os vereadores varzinos aprovaram, na sessão ordinária desta terça-feira, 29/8, projeto de lei que institui a Ficha Limpa Municipal como critério para a nomeação de servidores a cargos comissionados no âmbito da Administração Direta, Autárquica e Fundacional dos poderes Executivo e Legislativo.
O Projeto de lei 23/2017 - de autoria de Claudenir Cassiano, o Nil (PV); Fernando Pasqualino (PV); e Weslen Gomes Campos (Pode) – foi aprovado com 10 votos favoráveis. Antes da votação, no entanto, o assunto mereceu discussão.
Nil foi à tribuna para afirmar que “a lei da Ficha Limpa é uma necessidade para a situação que vive nosso país. Maus políticos vendem nossos direitos elementares e básicos. Então, é fundamental começar, desde já, a fazer esse processo”.
Weslen argumentou: “Temos que começar pela raiz, moralizando e colocando a casa em ordem nos municípios – para evitar esses reflexos que estamos vendo em Brasília”.
O Professor Juarez (PDT) lembrou que o projeto vinha sendo discutido há tempos. Se mostrou favorável mas opinou que também seria importante a aprovação de uma emenda. “Sem que essa emenda seja aprovado, o projeto não vai surtir o efeito e o alcance desejado”.
Osmar do Mirante (PCdoB) também falou: “Nós não podemos ter Brasília como exemplo. Jesus disse ‘escutai o que eles dizem mas não fazei o que eles fazem’. Sou favorável ao nosso projeto de Ficha Limpa, assim como votarei a favor da emenda”.
Fernando Pasqualino (PV) pediu a palavra para dizer que “havia um tom de ameaça na votação da emenda”. Disse Fernando: “É preciso que se separe o tom de cinismo – inclusive de quem se diz pai do projeto. Para quê serve o projeto? Para proibir pessoas que tenham ficha suja de ocupar cargos de confiança na Prefeitura ou na Câmara, assim como cargos eletivos.”
Guilherme Zafani (PSC) defendeu uma emenda apresentada. “Sempre fui favorável ao Ficha Limpa, mas fiz uma emenda, que diz que qualquer tipo de pessoa que esteja respondendo processo na administração pública tem que ser afastada do cargo. Peçam que aprovem também essa emenda.”
Votado, o projeto foi aprovado com 10 votos favoráveis. A emenda aditiva número 1 (de autoria de Guilherme César Zafani e Juarez Gilberto Cardoso) ficou prejudicada, no entanto, com dois votos desfavoráveis, dados por membros da Comissão Interna de Justiça e Redação.
Já a emenda aditiva número 2 (acrescentando a necessidade de entrega de documentos que comprovem idoneidade, conforme previsto na Lei Complementar 64/1990, no prazo de 90 dias) foi aprovada, com 10 votos favoráveis.
CMVP
Publicado em: 30 de agosto de 2017
Publicado por: CAMARA
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Fique por dentro
Outras Notícias
30° Sessão Ordinária de 2025
16 de setembro de 2025
Na 30ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Várzea Paulista, realizada em 16 de setembro de 2025, foram apreciados diversos temas. No Expediente, destacou-se a apresentação dos balancetes refere...
29° Sessão Ordinária de 2025
09 de setembro de 2025
A sessão contou com a leitura e aprovação da ata anterior e a apresentação de ofícios de diversas Unidades Gestoras, respondendo a indicações e requerimentos. Entre os projetos de lei em tramitação...
28° Sessão Ordinária de 2025
03 de setembro de 2025
A Câmara Municipal de Várzea Paulista realizou, em 2 de setembro de 2025, sua 28ª Sessão Ordinária. Foram apreciadas atas, ofícios de diferentes órgãos e projetos relevantes para o município. Entr...
Mulheres Negras: Força, lutas, alegrias e comprometimento.
01 de setembro de 2025
Na última sexta-feira, a Câmara Municipal de Várzea Paulista promoveu uma palestra em homenagem ao Dia da Mulher Negra no Brasil, celebrado nacionalmente em 25 de julho. O evento teve como objetivo...
27° Sessão Ordinária de 2025
26 de agosto de 2025
A 27ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Várzea Paulista aconteceu em 26 de agosto de 2025. Durante o expediente, foi aprovada a ata da sessão anterior e apresentados diversos projetos de lei,...
26° Sessão Ordinária de 2025
20 de agosto de 2025
A Câmara Municipal de Várzea Paulista realizou, no dia 19 de agosto de 2025, a 26ª Sessão Ordinária. Durante o expediente, foi aprovada a ata da sessão anterior e registradas diversas correspondênc...