Notícias

MEC vai oferecer 140 mil vagas remanescentes do Prouni e Fies no começo de setembro

Programas garantem acesso ao ensino superior em universidades privadas
Visualize fotos

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou que o MEC abrirá em setembro 140 mil vagas remanescentes de programas de acesso ao ensino superior. Serão 90 mil vagas no Programa Universidade para Todos (Prouni) e 50 mil no Financiamento Estudantil (Fies).

 

As vagas remanescentes são aquelas que "sobraram" ao longo dos processos seletivos, seja por desistência dos candidatos ou por falta de documentação.

 

Além disso, a seleção acontece de forma mais rápida e objetiva. Quem chegar primeiro tem mais chances de ser selecionado. Porém, nem todos os cursos abrem bolsas remanescentes, é preciso verificar se o curso selecionado na universidade desejada oferece essa oportunidade.

 

O Prouni oferece bolsas de estudo parciais (que cobrem 50% da mensalidade) e integrais (que cobrem 100% da mensalidade) para cursos de graduação e de formação continuada em universidades particulares.

 

COMO CONSEGUIR UMA VAGA REMANESCENTE NO PROUNI

Para concorrer, o candidato precisa acessar o site do ProUni, preencher um cadastro com dados pessoais e de sua situação social e econômica e ainda cumprir os seguintes critérios:

  1. Ter cursado todo o ensino médio em uma escola pública ou em escola particular com bolsa de 100%;

  2. Ter feito o Enem mais recente (para concorrer a uma das bolsas remanescentes, pode ser qualquer edição a partir de 2010);

  3. Ter conseguido uma nota igual ou maior que 450 e não ter zerado a redação. 

  4. Para concorrer às bolsas de 100%, é preciso ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já para concorrer às bolsas de 50%, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

 

Já o Fies é um programa de financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em universidades privadas e, atualmente, possui duas categorias: a primeira, oferece vagas com juros zero para os estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos. Já a segunda, chamada P-Fies, é direcionada para os estudantes com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos. Além disso, o prazo para pagamento é longo e a cobrança da dívida só começa depois da formatura.

 

COMO CONSEGUIR UMA VAGA REMANESCENTE NO FIES

 As inscrições deverão ser feitas exclusivamente por meio eletrônico, na página do Sistema de Seleção do Fies, o FiesSeleção, na internet. Poderão concorrer às vagas remanescentes os candidatos que tenham:   

  1. Participado de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010; 

  2. Obtido nota mínima de 450 pontos nas provas e não ter zerado a redação; 

  3. Comprovar renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

A seleção remanescente distribui os financiamentos de acordo com a ordem de chegada. Portanto, quanto mais rápido o interessado se inscrever, mais chances tem de receber o FIES. Além da inscrição tradicional, é necessário preencher uma série de dados no sistema de gestão de FIES, o SISFIES, pois a inscrição por si só não garante acesso à vaga de financiamento.

Depois de se inscrever nas vagas remanescentes do FIES e completar as informações exigidas no SisFIES, os candidatos devem seguir alguns passos antes de garantir seu financiamento.

Dois dias úteis após a convocação, é necessário se apresentar à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da faculdade, validar os dados cadastrados e obter o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI). Com o DRI em mãos, o candidato pode ir ao banco desejado e abrir o financiamento. Quem perder os prazos terá de esperar pela próxima edição do FIES, no semestre seguinte, para concorrer novamente.

Com as vagas remanescentes, a intenção do FIES é preencher espaços em aberto em cursos considerados prioritários. Por isso, as primeiras vagas disponíveis vão para cursos nas seguintes áreas:

  1. Saúde

  2. Engenharia e Ciência da Computação

  3. Licenciaturas, Pedagogia e Normal Superior

Só então vêm os cursos das outras áreas.




Publicado em: 02 de setembro de 2020

Publicado por: Assessoria de Imprensa - CMVP

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara




Fique por dentro

Outras Notícias

Novembro Azul será celebrado em sessão solene

21 de novembro de 2024

A Câmara Municipal convida a população em geral e todos os homens a participarem do Novembro Azul, que será realizado no plenário da Casa de Leis, no dia 29 de Novembro, às 14h. Valdecir da Costa,...

Leia Mais

Vereadores realizam 158ª Sessão Ordinária

19 de novembro de 2024

Nesta terça-feira (19/11), os vereadores da Câmara Municipal de Várzea Paulista se reuniram para a 158ª Sessão Ordinária. A reunião plenária iniciou a Ordem do Dia com o Requerimento Legislativo n°...

Leia Mais

Sessão Ordinária conta com aprovação de Projeto

12 de novembro de 2024

Os vereadores da Câmara Municipal de Várzea Paulista realizaram a 157ª Sessão Ordinária, que ocorreu nesta terça-feira (12/11). Os parlamentares apresentaram o Projeto de Lei Complementar nº 11/202...

Leia Mais

156ª Sessão Ordinária é realizada pelos parlamentares

05 de novembro de 2024

Nesta terça-feira (05/11), a Câmara Municipal de Várzea Paulista realizou a 156º Sessão Ordinária, que ocorreu no plenário da Casa de Leis. Os parlamentares iniciaram com a leitura das Correspondên...

Leia Mais

Sessão Ordinária conta com aprovação de Projeto de Lei

29 de outubro de 2024

Os vereadores da Câmara Municipal de Várzea Paulista se reuniram para a 155ª Sessão Ordinária, que ocorreu no plenário da Casa de Leis. A reunião plenária iniciou com a leitura do Projeto de Lei Nº...

Leia Mais

Feliz Dia do Servidor Público

28 de outubro de 2024

Nesta segunda-feira (28/10), celebra-se o Dia do Servidor Público, uma data que ressalta o papel fundamental desempenhado por aqueles que dedicam suas vidas ao serviço público.  O Poder Legislativ...

Leia Mais