Notícias
Câmara aprova projetos que instituem adicional por nível universitário a servidores
Câmara aprova projetos que instituem adicional por nível universitário a servidores
A Câmara Municipal aprovou dois projetos de lei complementar, ambos de autoria do Executivo, que instituem duas faixas de adicional por nível universitário aos servidores públicos da Prefeitura, de 10% e 20%. Os projetos (números 02/2018 e 03/2018) foram aprovados na noite desta quarta-feira, depois que foi retomada a 18a sessão extraordinária, que fora suspensa um dia antes.
O projeto de lei complementar 002/2018 alterou a Lei Complementar 181/2007, que passou a vigorar com as seguintes alterações: “Art. 122A – Ao servidor público municipal titular do cargo efetivo, portador de títulos de graduação em curso superior, que se relacionem com a natureza e as atribuições do cargo que exerça, será concedido adicional de nível universitário no valor de 20% do valor do vencimento-base do cargo efetivo de que é titular, exceto nos casos em que se exija como registro para investidura curso de nível superior.”
Também recebeu nova redação o parágrafo 1o do Art. 122A - “No caso em que a graduação em curso superior não se relacionar com a natureza e as atribuções do cargo, o adicional de nível universitário será concedido no valor de 10% do valor do vencimento-base do cargo efetivo de que é titular.”
Já o projeto de lei complementar 003/2018 alterou dispositivos da Lei Complementar 181/2007 e da Lei Complementar 182/2007, ou seja, realocou as especialidades de cada um dos respectivos cargos e atribuições conforme o Anexo publicado.
Os dois projetos de lei se fizeram necessários em razão de sentença expedida pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que julgou inconstitucional o adicional de nível universitário. Ambos os projetos de lei complementar foram aprovados com 10 votos favoráveis – embora alguns vereadores destacassem que foram enviados à Casa “em cima da hora.
Além disso, os parlamentares municipais também criticaram a mudança no texto da lei que, segundo eles, estava em desacordo com o texto do anteprojeto. Neste, o Art. 16 fazia referência à nomeação de uma Comissão de funcionários públicos para discutir a questão do adicional por nível universitário – texto que foi suprimido no projeto de lei protocolado e, afinal, votado na noite de quarta-feira, 25.
O plenário da Câmara, assim como já havia acontecido na noite anterior, tornou a receber dezenas de servidores públicos municipais para acompanhar os trabalhos. O grupo queria, também, que os projetos de lei fossem rejeitados pelos vereadores, enquanto o funcionalismo negociaria com os gestores a situação em cada departamento.
Por sua vez, a Prefeitura distribuiu panfletos em que explicava a situação e trazia exemplos de salários a partir da aprovação dos projetos de lei enviados. No mesmo panfleto, o texto garantia “que todas as formas de progressões na carreira estão mantidas.”
O presidente da Câmara, Silso das Neves (PRB), ao lado dos demais colegas, se colocou junto com todos os vereadores à disposição do funcionalismo para seguir acompanhando o caso e dialogando com os gestores públicos municipais se e quando for o caso.
CMVP
Publicado em: 24 de abril de 2018
Publicado por: Câmara
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Fique por dentro
Outras Notícias
Novembro Azul será celebrado em sessão solene
21 de novembro de 2024
A Câmara Municipal convida a população em geral e todos os homens a participarem do Novembro Azul, que será realizado no plenário da Casa de Leis, no dia 29 de Novembro, às 14h. Valdecir da Costa,...
Vereadores realizam 158ª Sessão Ordinária
19 de novembro de 2024
Nesta terça-feira (19/11), os vereadores da Câmara Municipal de Várzea Paulista se reuniram para a 158ª Sessão Ordinária. A reunião plenária iniciou a Ordem do Dia com o Requerimento Legislativo n°...
Sessão Ordinária conta com aprovação de Projeto
12 de novembro de 2024
Os vereadores da Câmara Municipal de Várzea Paulista realizaram a 157ª Sessão Ordinária, que ocorreu nesta terça-feira (12/11). Os parlamentares apresentaram o Projeto de Lei Complementar nº 11/202...
156ª Sessão Ordinária é realizada pelos parlamentares
05 de novembro de 2024
Nesta terça-feira (05/11), a Câmara Municipal de Várzea Paulista realizou a 156º Sessão Ordinária, que ocorreu no plenário da Casa de Leis. Os parlamentares iniciaram com a leitura das Correspondên...
Sessão Ordinária conta com aprovação de Projeto de Lei
29 de outubro de 2024
Os vereadores da Câmara Municipal de Várzea Paulista se reuniram para a 155ª Sessão Ordinária, que ocorreu no plenário da Casa de Leis. A reunião plenária iniciou com a leitura do Projeto de Lei Nº...
Feliz Dia do Servidor Público
28 de outubro de 2024
Nesta segunda-feira (28/10), celebra-se o Dia do Servidor Público, uma data que ressalta o papel fundamental desempenhado por aqueles que dedicam suas vidas ao serviço público. O Poder Legislativ...